Actividades

O GAZ no III Congresso de 

História Pública em Portugal

O GAZ integrou o painel de entidades que participaram no III Congresso de História Pública em Portugal. Congresso que decorreu entre 5 e 6 de junho na VOZ DO OPERÁRIO em Lisboa.


Pelo GAZ, Carlos Cardoso começou por uma breve caracterização do Zambujal recorrendo a factos históricos, mas também à atualidade. Uma referência ao capital associativo invocando a Cooperativa e o seu processo de não compra do imóvel, a AHBVZ, o ZFC, a ARPI, o grupo 5 de outubro e, claro, o GAZ.

O trabalho desenvolvido pelo grupo nestes 4 anos de atividade na pesquisa, compilação, divulgação e arquivo de informação sobre o Zambujal, as duas exposições, os cadernos da Terra, o lançamento do livro de Alfredo Torres, a criação de um arquivo documental, o ciclo de entrevistas que ainda decorre, mas também uma abordagem a projetos futuros.

Foi gratificante a troca de informação e contactos com projetos oriundos da Galiza, Porto, Tavira, Santarém, entre outros.

Mais uma vez ficou o desafio de um estudo global do percurso, nas múltiplas vertentes, da comunidade do Zambujal, estudo a ser realizado em conjunto com outras Instituições, diferenciadas tecnicamente.

( Zambujal, 7 de Junho de 2025 )


Exposição decorre a bom ritmo

                                                                                                                                                                Após o dia da abertura , 19 de Abril 2025, que contou com dezenas de visitantes, a afluência ao espaço tem sido significativa e muito interessante, sobretudo quando atentamos às faixas etárias que o têm feito. As criticas têm sido positivas, nunca esquecendo que estamos a trabalhar em cima de factos que acontecem num período temporal com cerca de dois anos 1974-1976, numa aldeia do extremo norte do concelho de Loures, 50 (cinquenta) anos volvidos. 



É com este estimulo adicional que acreditamos que muito já foi contado sobre o Zambujal mas, certamente, muito ainda haverá por ser desvendado e, no que depender de nós, será devidamente publicado/publicitado.

Na abertura, sábado dia 19, Norberto Fernandes, pelo GAZ, expressou publicamente o agradecimento a todos os que colaboraram para a realização deste evento e que mencionamos no final deste artigo, desde os que cederam objetos ou estruturas expostas, até às diversas entidades que deram o seu apoio, e que estiveram presentes no ato inaugural como a União de Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal. 

Pelo Zambujal voltaremos a nos encontrar. 

                           AGRADECIMENTO

O GAZ – Grupo dos Amigos do Zambujal vem expressar o seu agradecimento a todos os particulares e entidades que contribuíram para a realização da exposição "Abril no Zambujal".

PARTICULARES: José Pedro Santos, Álvaro Pacheco, Horácio Russo, João Carlos Torres.

INSTITUIÇÕES: Arquivo Municipal de Loures; Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Zambujal; Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Zambujal; Grupo União Lebrense; Museu de Cerâmica de Sacavém; Museu Municipal de Loures, União de Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal; Zambujalense Futebol Clube. 

(Zambujal, 21 de Abril de 2025)



Exposição " ABRIL NO ZAMBUJAL"

                               E desta forma se vai construindo a II exposição do GAZ. 

Integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a exposição "Abril no Zambujal", visa trazer a publico o estado, de forma implícita, da localidade em 1974, quando da revolução de Abril, mas também as consequências e a influencia que a revolução dos cravos teve no desenvolvimento local. Num período temporal que definimos de 1974 a 1976 é, de facto, assinalável os factos que aconteceram, num tão curto espaço de tempo, tendo em conta uma pequena aldeia como Zambujal, 50 anos atrás.


A Comissão de Moradores nas lutas, reivindicações e ações, a AHBVZ com a inauguração de um novo quartel, na altura uma obra de relevo na estrutura da proteção civil no concelho de Loures, o ZFC e os feitos desportivos, a Cooperativa Panificadora Azambujalense e a luta pelo fabrico do pão, o Centro Cultural com o teatro e os jornais de âmbito local, a Voz do Zambujal e o Vileco, as estruturas populares locais, da freguesia e concelhia, o Coro Infantil e a Marcha do Zambujal.

 Motivos de sobra para recordar ou para ficar a conhecer numa visita à exposição que             decorre, novamente, na sala polivalente da ARPI do Zambujal. 



Sessão de lançamento do livro de Contos e Poemas de Alfredo Torres "Olhares sobre o Zambujal"

Da forma que se documenta Alfredo observou, da varanda, a pequena multidão que decidiu estar presente para o lançamento do seu livro "Olhares sobre o Zambujal". Um dia fantástico, com o sol a brindar-nos com a sua presença, ajudou aos diversos momentos teatrais com que o TIL nos brindou desde a casa do Alfredo até à ARPI onde decorreu a sessão de lançamento do livro. Os momentos a cargo do TIL trouxeram à memória, de quem os conheceu, ou deram a conhecer a quem com eles não privou, personagens do quotidiano do Zambujal que, por algum motivo, Alfredo decidiu eternizar nos seus contos e poemas. 


A sessão de apresentação e lançamento que decorreu na sala polivalente da ARPI, que não conseguiu comportar todos os que ali se deslocaram, começou com o final da atuação do TIL brindando os presentes com uma canção criada especialmente para o momento. 

A Dra. Ana Paula Assunção, historiadora, fez uma análise ao livro dando-nos a perceber as influências da escrita de Alfredo Torres convidando-nos a um outro olhar sobre o livro. Presentes estiveram ainda o Presidente da UFSASJ do Tojal João Florindo, a Vice-Presidente do ZFC Patrícia Pacheco, pelo GAZ Carlos Cardoso e pela família o filho João Torres.


A todos o GAZ agradece terem contribuído para a realização deste evento.


Lançamento do livro "Olhares sobre o Zambujal"

Do alto da sua varanda A. Torres tem a panorâmica do centro do Zambujal, o Largo como os Zambujalenses o definem.

É daqui, da sua varanda, que nos dá a sua visão, através dos seus quadros escritos, sobre personagens (amigos, companheiros, vizinhos, conterrâneos) que fazem parte de um passado recente do Zambujal, mas, também, de outros temas sobre a comunidade que ora são abordados com alguma ironia ora com manifesta preocupação social.

Este documento, o livro "Olhares sobre o Zambujal", surge na sequência do trabalho de pesquisa documental que o grupo continua a efetuar sobre o Zambujal. Ás tantas somos confrontados com poemas e contos datilografados por A. Torres que, segundo o familiar que nos facultou o acesso aos mesmos, são posteriormente fotocopiados e distribuídos pela sua rede de amigos. Muitos serão estes quadros escritos que se encontram em mãos de terceiros. Estamos convictos que tivemos acesso a todos os textos, mas não temos essa garantia.

Com a ajuda à publicação por parte da Junta de Freguesia prepara-se o lançamento do livro que contará ainda com a participação do TIL (Teatro Independente de Loures). Desta forma contamos contribuir, uma vez mais, para a memória futura do que foi e é este Zambujal.

Cerimónia de lançamento marcada para dia 5 de Abril 2025 - 14.30h - A decorrer entre o Largo e a ARPI


Recolha de memórias IV

Com a presença de Norberto Pinheiro Janeiro já no novo espaço do GAZ o trabalho de pesquisa de memórias continua.

O período pós 25 Abril de 1974 no Zambujal, a Comissão de Moradores e a Guerra Colonial foram os temas abordados nesta tertúlia.  


A sala GAZ

                                                                                                                                          A  necessidade de um espaço para arquivo do material e documentação entretanto conseguidos pelo GAZ foi colmatada com a cedência de uma sala, por parte da direção da ARPI do Zambujal, no piso inferior do edifício onde esta funciona.

                                                                                                                            Colocando mãos-à-obra e com os materiais necessários para a sua recuperação, cedidos pela Junta de Freguesia, criou-se um espaço onde permite ao grupo desenvolver o seu trabalho. Espaço que desejamos venha a ser um local para quem tiver interesse em consultar a história que vimos documentando sobre o Zambujal possa ser consultada.


NATAL 2023


O Grupo de Amigos do Zambujal não deixou de assinalar o Natal de 2023 num almoço entre os elementos do Grupo. O Zambujal e as comemorações dos 50 anos de Abril como tema de fundo.

A todos que nos acompanham votos de Boas Festas.


AINDA a Cooperativa Panificadora 

"A Zambujalense"



Porque a decisão de NÃO COMPRA, por parte da Câmara Municipal de Loures, do edifício onde funcionava a Cooperativa Panificadora "A Zambujalense" não está totalmente clarificada perante a população do Zambujal o GAZ enviou aos agrupamentos políticos com assento na Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia, através da sua Presidente, a carta aberta que anexamos. Esperamos que esta carta traga clarificação a um processo que tomou novos rumos e se tornou uma deceção para a população do Zambujal.


Reunião com vereador da Câmara Municipal de Loures

A 10/07/2023 o GAZ reuniu com o vereador Vasco Touguinha, da Câmara Municipal de Loures, e a sua equipa. O vereador é o responsável pela Divisão de Património Cultural e Bibliotecas que integra a Unidade de Património e Museologia com a qual o Gaz tem tido um trabalho de proximidade. O GAZ enquanto grupo informal, o trabalho e percurso efetuados até à data mas também projetos futuros e apoios necessários para a realização dos mesmos foram assuntos abordados na reunião. Esta teve continuação com a visita do vereador e da sua equipa ao Zambujal. O imóvel da extinta Cooperativa Panificadora "A Zambujalense" , o Zambujalense Futebol Clube, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Zambujal, a ARPI local e a sala GAZ foram locais de visita onde se pretendeu mostrar o que foi e o que é hoje o Zambujal.


Exposição está a ser um sucesso!


Foi inaugurada a 15 de Abril de 2023, nas instalações da ARPI a exposição sobre o Zambujal "Objetos da nossa memória-Assinaturas do tempo" um projeto desenvolvido pelo GAZ-Grupo de Amigos do Zambujal. Todas as expetativas estão a ser ultrapassadas tendo nos primeiros dias passado pelo espaço cerca de 200 pessoas, uma participação muito expressiva para uma pequena terra como o Zambujal. Na abertura, sábado dia 15, Norberto Fernandes expressou publicamente o agradecimento a todos os que colaboraram e que publicamos no final deste artigo. Desde os que cederam objetos que estão expostos, até às diversas entidades que deram o seu apoio, e que estiveram presentes no ato inaugural como a União de Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal, com a presença de vários elementos do executivo e onde o presidente João Florindo manifestou o apoio da autarquia a iniciativas como esta que se está a promover no Zambujal, entidade esta que assumiu os custos dos seis painéis cronológicos, cujo design gráfico esteve a cargo da empresa Letras&Sinais, que fornecem todo um conjunto de dados aos visitantes e que dominam as paredes do espaço. Também o Museu de Cerâmica de Sacavém, responsável pelo tema da Fábrica de Papel da Abelheira, o Arquivo Municipal e o Museu Municipal de Loures, com a cedência de diversos documentos, estiveram presentes. A Exposição dá a conhecer um pouco da vida e da história do Zambujal, através cerca de 250 objetos e documentos. Aborda, em diferentes épocas, o comércio local, o Trancão, a natureza, o teatro, as cegadas, o carnaval, os grupos musicais, a Quinta da Abelheira, a educação. Tem ainda espaços das diversas Instituições locais: a ex-Cooperativa A Zambujalense, o Corpo de Bombeiros, a Banda de Musica e o Zambujalense Futebol Clube que contribuíram com diversos elementos e cujos responsáveis não deixaram de marcar presença na inauguração. Dia em que foi distribuído o boletim "Cadernos da Terra" nº 3 do GAZ- Grupo Amigos do Zambujal, com uma cronologia mais desenvolvida do Zambujal que o GAZ tem vindo a construir e que conta neste momento com mais de 300 elementos. Na abertura, Carlos Cardoso lembrou:" fizemos uma exposição sem dinheiro e sem base logística. Tivemos que recorrer à imaginação, utilizando materiais disponíveis. Mas fizemos com muita dedicação e no final existe um sentimento de orgulho pelo trabalho realizado e a convicção de que podemos ir mais além". Também os visitantes têm expressado, nomeadamente nas mensagens que deixam no livro de visitas, quer a surpresa pelos elementos apresentados, o orgulho pela história da terra e a necessidade de dar continuidade a este trabalho. "Esta Exposição devia continuar presente mais tempo", dizem. A Exposição vem demonstrar a necessidade de um espaço adequado para apresentar mais e mais elementos da história do Zambujal, justificar assim a criação de um espaço interpretativo. A ex-sede da Cooperativa A Zambujalense é, sem dúvida, esse espaço.

Até ao final do mês vão ter lugar duas tertúlias. Uma no dia 22 sobre a Quinta da Abelheira, a cargo da Arquitecta Inês Pires Fernandes e outra no dia 29 sobre a Fábrica da Abelheira, dinamizada pelos técnicos do Museu de Cerâmica, Conceição Serôdio, Joana Pina e Jorge Aniceto.

Na sequência da Exposição, diversas pessoas manifestaram a intenção de fazerem chegar ao GAZ elementos que têm em suas casas, contribuindo assim para enriquecer a história do Zambujal.

AGRADECIMENTO

O GAZ – Grupo dos Amigos do Zambujal vem expressar o seu agradecimento a todos os Particulares e Entidades que contribuíram para a realização da exposição "Zambujal em Exposição. Objetos da nossa memória – Assinaturas do tempo".

PARTICULARES: Bela Xavier; Cidália Marques Pinheiro; Eduardo Coelho; Emília Nicolau; Ernestino Romão; Francisco Alfredo Tojal; Horácio Russo; Ilda Coelho; Isabel Gonçalves Tojal; Joana Costa; João Carlos Torres; Joaquim João Cardoso; Júlia Cleto; Laurentino Cabaço; Manuel Lila da Costa; Maria Adelaide Gonçalves; Maria Angélica Sousa; Maria Manuela Santos; Maria Susana Coelho; Nazaré Peixinho; Teresa Coelho Soares;

INSTITUIÇÕES: Arquivo Municipal de Loures; Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Zambujal; Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Zambujal; Câmara Municipal de Loures; Grupo União Lebrense; Museu de Cerâmica de Sacavém; Museu Municipal de Loures; OAPix - Ordem dos Arquitetos; União de Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal; Zambujalense Futebol Clube. (Zambujal, 17 de Abril de 2023)


O Zambujal em exposição

Assim se constrói uma exposição

Passo a passo, momento a momento, somando ideias, analisando as várias sugestões, nunca dando nada por definitivo...assim se constrói a exposição que o Grupo de Amigos do Zambujal está a organizar, sob o tema "Objectos da nossa memória-Assinaturas do Tempo", e que vai estar patente nas instalações da ARPI do Zambujal de 15 a 30 de Abril. Esta semana importantes passos foram dados. Como o apoio da União de Freguesias de Santo Antão do Tojal e São Julião do Tojal fomos ao Museu do Vinho, em Bucelas, levantar os expositores e as estruturas necessárias. Na sexta feira, dia 17 de Março, um grupo de voluntários pintou as estruturas e no dia 18 de Março, sábado, teve lugar uma jornada de trabalho onde se estruturou o espaço e programaram as próximas tarefas. Durante o decorrer da próxima semana iremos concentrar as fotos existentes para se proceder à selecção e eventual tratamento, fechar o conteúdo dos painéis cronológicos, arranjar mais estruturas pois a quantidade de objectos que temos a isso obriga, tentar recolher a documentação escolhida e que está em reserva no Museu Municipal de Loures e no Arquivo Municipal de Loures que, desta forma, tal como o Museu de Cerâmica dão a sua colaboração. Isto para além dos contributos individuais, de cidadãos do Zambujal. Esta primeira exposição indicia a riqueza de elementos que justificam um esforço de leitura e de compreensão da história do Zambujal. O historiador José Mattoso escreveu, um dia, que a noção de bens patrimoniais tem vindo a crescer ao longo dos anos. "Com o tempo, passaram a guardar-se também livros de contas, anotações à margem dos manuscritos, pautas de musica, fragmentos de ânforas ou pedaços de telhas, ossadas humanas e restos de cozinha, instrumentos agrícolas, aparelhos de todas as espécies, locomotivas, relógios, gira-discos, roupas e objectos de uso comum...Atualmente a lista não tem fim". Os objectos trazem recordações, histórias de vida. Estabelecer uma leitura entre eles permite ter uma compreensão da história da comunidade. E esse é um trabalho em constante movimento. É por isso que esta Exposição, situada num espaço temporal, é igualmente um ponto de partida para novos desafios. É o passado a pedir que olhemos o futuro e no caso do Zambujal é evidente que esse passado foi feito pela associação da sua população. Por certo o futuro também terá de assim ser!

18 de Março de 2023 


O Zambujal em exposição

" Objetos da nossa memória - Assinaturas do tempo"

Decorrerá de 15 a 30 de Abril de 2023 nas instalações da ARPI do Zambujal uma exposição, organizada pelo GAZ, que terá como tema: O ZAMBUJAL.
Este evento contará com a participação do Museu Municipal de Loures, Museu de Cerâmica de Sacavém, Arquivo Municipal de Loures e com o apoio da União de Freguesias de SASJ do Tojal e das Instituições locais. Mas também de TODA A COMUNIDADE que queira participar fazendo chegar ao GAZ: fotos, objetos, documentos, etc., algo que tenha uma ligação ao Zambujal, à sua história; às suas gentes; às coletividades; ao Trancão; à Quinta da Abelheira; enfim a todo o património cultural, recreativo ou social do Zambujal.
Por isso convidamos a que faça parte deste evento fazendo-nos chegar essas memórias de forma a tornarmos mais abrangente os assuntos a expor. Memórias que ficarão à responsabilidade do GAZ e serão devolvidas após terminar a exposição.

Contamos consigo.

Carlos Cardoso, Eugénio Berto, Isabel Fernandes, Luís Almeida, Luís Cleto, Norberto Fernandes, Orlinda Cleto


GAZ já tem o seu logo

O incremento da atividade do GAZ com a realização de encontros institucionais e a troca de correspondência levou à necessidade de criação de uma imagem identificadora do grupo. Nesse sentido lançámos o desafio à Bela Xavier que foi a responsável pela criação da imagem do site, que apresentou um conjunto de sugestões de logo para o GAZ. Apreciadas numa das reuniões foi proposto, e tendo como base as ideias apresentadas, se incluíssem elementos referenciadores do Zambujal, nomeadamente a ponte sobre o rio Trancão, o Coreto e a Fonte. Estes elementos basilares foram então trabalhados e agregados a sugestões iniciais. As novas propostas foram colocadas à apreciação acabando por se escolhida a solução que aqui divulgamos e que daqui para a frente estará presente na comunicação do GAZ- Grupo de Amigos do Zambujal. Queremos publicamente agradecer, mais uma vez, a colaboração prestada pela Bela Xavier.


Restauração de memórias


Num trabalho promovido pelo GAZ, iniciado em Outubro de 2022 e terminado em Fevereiro de 2023,

em articulação com a ARPI do Zambujal, local onde se encontram expostas as molduras com as fotos

de duas incontornáveis memórias do Zambujal. Foram recuperadas duas molduras com as fotos dos

Dr. Alberto Alves de Oliveira e Dr. Francisco Ferreira da Cunha.

Médicos que desempenharam as suas funções no posto médico que funcionava nas instalações da

Cooperativa Panificadora A Zambujalense.

Este trabalho de recuperação das fotos e molduras destes prestigiados médicos só foi possível com subsidiação

do processo por parte da União de Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal.


Recolha de memórias III

Com a participação de Ernestino Romão teve lugar a 27 de Janeiro de 2023 um encontro onde através da experiencia da sua vida se falou de como era o Zambujal e das modificações que tem sofrido. Durante cerca de duas horas, desfilaram recordações, falou-se da Banda, da Escola de Musica, dos bailes, do teatro e, sobretudo, do Agrupamento Musical CARAVANA do qual os únicos sobreviventes são: o saxofonista Ernestino Romão e o vocalista Honorato Fernandes. Viajou-se no tempo ao som de vários temas, confirmaram-se informações, revelaram-se novidades, rimos com os pormenores mais pícaros ou acontecimentos inusitados.


Recolha de memórias II

Com a participação de Teresa Coelho e Eduardo Coelho teve lugar a 20 de Janeiro de 2023 um encontro onde através das experiencias das suas vidas se falou de como era a vivencia em torno do Palácio da Quinta da Abelheira. Durante horas, desfilaram recordações, falou-se da família Inglesa que habitava o Palácio, de quem lá trabalhava ou em espaços anexos, de quem vivia em seu redor, dos jardins, dos pomares, da água, do rio Trancão, e também da Fábrica de papel da Abelheira, trabalhadores, administradores e donos. Confirmaram-se informações, revelaram-se novidades, e divertimo-nos com os pormenores ou acontecimentos mais inusitados.


Natal 2022


O Grupo de Amigos do Zambujal não deixou de assinalar o Natal de 2022 com um almoço dos seus membros num espaço próximo, onde o Zambujal não deixou de ser o tema central das conversas.

O prazer das refeições nem sempre está nos pratos servidos, mas naqueles que nos acompanham à mesa (sic)


Presença na 12ª sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Loures

O Grupo de Amigos do Zambujal esteve presente na 12ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Loures realizada a 10 de Novembro de 2022 em São Julião do Tojal. Apresentado o Grupo quanto aos objetivos e atividade desenvolvida, questionou-se a Câmara Municipal de Loures quanto ao processo de aquisição do imóvel da Cooperativa Panificadora "A Zambujalense", tendo obtido desta a informação de que as negociações com o Crédito Agrícola decorrem, mantendo-se a Câmara Municipal disponível para a aquisição do imóvel, dependendo das condições financeiras resultantes das negociações com o Crédito Agricola.

Cumpre-nos acreditar que é um processo sem retorno.


Reunião com Câmara Municipal de Loures

Realizou-se no dia 21 de Setembro de 2022, uma reunião nos Paços do Concelho em Loures, entre o Grupo de Amigos do Zambujal e o Executivo da Câmara Municipal de Loures, representado pela Vice-Presidente Dra. Sónia Paixão que se fez acompanhar por técnicos de diversos sectores. Tratou-se de uma reunião formal de apresentação do GAZ, dos seus objetivos e do trabalho já desenvolvido. Tal como no encontro com o anterior Executivo, então representado pelo Presidente Bernardino Soares, foi entregue, de novo, um dossier com um projeto de ideias para o edifício da antiga Cooperativa Panificadora "A Zambujalense", caso seja adquirido pelo Município, bem como a sugestão de realização de um encontro concelhio subordinado ao tema "O cidadão e a história". Do dossier entregue pelo GAZ faziam também parte diversos exemplares do boletim "Cadernos da Terra nº1", sendo a Vice-Presidente informada de que em breve vai ser publicado o segundo número.

Da parte de Sónia Paixão foi valorizado o esforço de intervenção cívica que o GAZ representa, reafirmado o compromisso da Câmara de Loures em retomar os contactos tendo em vista a aquisição do imóvel que foi sede da Cooperativa Panificadora "A Zambujalense" para ser colocado ao serviço da população, vincando a necessidade de "dignificar a habitabilidade no Zambujal", também através da valorização da zona antiga e da aposta em habitação direcionada para jovens e a custo acessível. No final desta positiva e cordial reunião ambas as partes acordaram em manter os contactos e desenvolver parcerias.

A representar o Grupo de Amigos do Zambujal estiveram Luís Cleto, Carlos Cardoso, Norberto Fernandes, Isabel Fernandes e Luís Almeida.



Recolha de memórias I

Com a participação de Emília Pardal e Júlia Cleto teve lugar, em Setembro de 2022, um encontro onde através da experiencia das suas vidas ou de informação de seus pais ou outros familiares, falaram de como era o Zambujal. Durante mais de duas horas, desfilaram recordações, falou-se do parto, das crianças e da sua meninice, dos bailes, do teatro, do cinema e da chegada da televisão, da escola e da alfabetização. Falou-se de saúde, da Cooperativa e do seu consultório, da Fábrica de Papel da Abelheira e do rio Trancão, da pesca, etc. Confirmaram-se dados, descobriram-se novidades, rimos com os pormenores mais pícaros ou acontecimentos inusitados.


Reunião com Museu Municipal de Loures

O Grupo Amigos do Zambujal reuniu a 3 de Junho de 2022 com técnicos municipais da área museológica no Museu Municipal de Loures situado na Quinta do Conventinho, onde foi abordado um projeto para a realização de uma exposição em 2023 sobre o Zambujal.
A representar o Grupo de Amigos do Zambujal estiveram Norberto Fernandes, Carlos Cardoso e Eugénio Berto.


Reunião com Executivo da Junta de Freguesia

Para além do trabalho de pesquisa e recolha do património documental e de memórias sobre o Zambujal, o GAZ continua a estabelecer contatos de cariz institucional bem como a desenvolver projetos em colaboração com outras entidades. Neste caso está a reunião efetuada a 24 de Maio de 2022 com o Executivo da União das Freguesias de Santo Antão do Tojal e São Julião do Tojal que serviu de apresentação do GAZ e estudo de formas de colaboração. O apoio na publicação dos boletins "Cadernos da Terra" são disso um salutar exemplo. 

A representar o Grupo de Amigos do Zambujal estiveram Carlos Cardoso, Norberto Fernandes, Isabel Fernandes, Luís Almeida, Orlinda Cleto e Luís Cleto.


Reunião com Presidente da  Câmara Municipal de Loures

A pedido do Grupo de Amigos do Zambujal (GAZ) teve lugar hoje, 27 de Agosto de 2021 uma reunião com o Presidente da Câmara Municipal de Loures, Dr. Bernardino Soares. O encontro decorreu nos Paços do Concelho, em Loures, e tinha como objectivo principal dar a conhecer a constituição do GAZ, os seus objectivos, a actividade desenvolvida e trocar opiniões sobre a realidade local e onde o futuro do edifício da antiga Cooperativa não podia deixar de ser abordado. Foi uma reunião muito profícua, animadora e que abre grandes perspectivas de trabalho. Esperamos, aliás, dentro de não muito tempo, ter novidades quanto aos projectos que irão ser desenvolvidos e que vão envolver o conjunto da comunidade. O Grupo de Amigos do Zambujal tem feito um esforço para dar o seu contributo. Assim aconteceu mais uma vez, tendo entregue ao Presidente da Câmara Municipal de Loures um documento, que resulta da troca de opiniões, sobre uma eventual utilização do espaço da antiga Cooperativa. Um documento aberto, susceptível de novos contributos. No âmbito da defesa do Património, foi igualmente entregue o documento original da venda da antiga Capela à Cooperativa "A Zambujalense", um documento valioso, assinado pelo então Presidente da República e que, coincidência, tinha a data de 8 de Agosto de 1921, ou seja, fez este mês 100 anos. Desta forma se preserva e defende um documento que se encontra num estado algo periclitante, ficando a partir de agora arquivado em condições de segurança e reforçando o conjunto do espólio da antiga Cooperativa que já está na posse da autarquia. 

A representar o Grupo de Amigos do Zambujal estiveram Norberto Fernandes, Luís Cleto, Eugénio Berto, Luís Almeida e Carlos Cardoso.

Zambujal - CADERNOS da terra
Criado em 2022 por Bela Xavier (belaxavier1@gmail.com)
964 778 021
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora